[INTERNET] Falha do Google pode ter contribuído para aumentar conflito na América Latina

Diferença entre os mapas: os dados do Bing correspondem aos oficiaisO comandante do exército da Nicarágua Éden Pastora culpou o serviço de mapas do Google pela invasão a um território da Costa Rica. No Google Maps, a fronteira entre os dois países mostra uma disparidade de 3 mil metros em relação aos dados oficiais. Sendo assim, o território que deveria pertencer à Costa Rica, segundo os dados errados do Google, faz parte da Nicarágua.

Éden Pastora, baseado no que havia visto na internet, teria ordenado às tropas a avançarem para onde acreditava ser território nacional. Os soldados chegaram a trocar uma bandeira do país vizinho que estava hasteada em um acampamento próximo à fronteira por outra da Nicarágua. Além disso, ocuparam o acampamento e fizeram a limpeza de um rio próximo (San Juan), jogando os sedimentos em território costarriquenho.

O concorrente do Google Maps, o Bing Maps, mostra a fronteira considerada correta. Segundo o jornal “La Nación” da Costa Rica, os representantes do Google não conseguem explicar por que a falha ocorre.

O rio se estende por toda a fronteira entre os dois países, que cooperavam no processo de limpeza de sua margem. A confusão entre territórios vizinhos, agravada, talvez, por um erro do Google (e ingenuidade por parte das forças armadas) tem causado preocupações à presidente costarriquenha, Laura Chichila, que pediu ajuda à OEA (Organização dos Estados Americanos) para neutralizar o conflito.

Fonte:  GigaBlog – UOL Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s