[HARDWARE] Supercomputador da China é o mais veloz do mundo

Computador - GabineteA China agora é a detentora do supercomputador mais rápido do mundo, título que pertencia aos Estados Unidos.

Chamado de PC Tianhe-1A, o novo supercomputador apresentado nesta semana durante a HPC 2010, na China, chegou a um desempenho recorde de 2.507 petaflops, tornando-o o mais rápido do mundo.

A máquina possui 7.168 GPUs NVIDIA Tesla M2050 e 14.336 CPUs multi-core. Sem as GPUs, ele precisaria de mais de 50 mil CPUs para obter o mesmo desempenho. Isso sem falar que um sistema com desempenho de 2.507 petaflops baseado apenas em CPUs consumiria mais de 12 megawatts de energia. Já o Tianhe-1A consome apenas 4,04 megawatts graças ao uso das GPUs.

O computador foi desenvolvido pela National University of Defense Technology (NUDT) na China e está em operação no National Supercomputer Center, em Tianjin. Segundo a NVIDIA, ele será usado para aplicações científicas.

Fonte: BABOO

One response to “[HARDWARE] Supercomputador da China é o mais veloz do mundo

  1. Pingback: Tweets that mention [HARDWARE] Supercomputador da China é o mais veloz do mundo | Blog da Old Stone -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s